Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Corrupção? "Há países bem piores que nós"

O escritor Miguel Sousa Tavares considera que os casos de crimes de colarinho branco que marcaram este ano que agora termina “não abalam o regime”, atribuindo a culpa destes ilícitos não ao sistema mas sim à “natureza humana”.

Corrupção? "Há países bem piores que nós"
Notícias ao Minuto

21:22 - 22/12/14 por Patrícia Martins Carvalho

País Comentário

Em jeito de revista do ano que agora termina, Miguel Sousa Tavares considera que casos como Face Oculta, Operação Marquês ou Vistos Gold não poem em causa o regime atual.

“Qualquer sistema, por melhor que esteja concebido, não está imune à existência de crimes de colarinho branco, porque todos os sistemas são compostos por homens e a natureza humana é aquilo que sabemos”, aponta.

Para Sousa Tavares todos estes casos não poem em causa o regime, porque no “regime democrático temos capacidade de denunciar e de julgar independentemente de quem são os acusados”.

“Veja-se o caso Sócrates, por exemplo”, refere.

O escritor é da opinião que “o regime pode estar abalado é em relação ao caso Sócrates, porque é o único que não consente meias-águas”.

Isto é, “se chegarmos ao fim e José Sócrates for condenado nós ficamos todos muito abalados por pensar que tivemos um primeiro-ministro que nos governou seis anos e que fez fortuna ao ser corrompido”.

Mas por outro lado, “se chegarmos ao fim e ele for absolvido, então é a justiça e o jornalismo que estão em causa”, refere.

Mais concretamente sobre a corrupção, Sousa Tavares garante que “em termos de países civilizados podemos estar mal, mas há países bem piores que nós”.

“Um país é decididamente corrupto quando se começa a corromper um polícia na rua e isso não acontece em Portugal”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório