Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal destaca "excelente relacionamento" com Macau

O Governo português felicitou hoje o novo Governo de Macau e destacou "o excelente relacionamento" que Portugal e aquela região chinesa "souberam construir" nos últimos 15 anos, desde o fim da administração portuguesa.

Portugal destaca "excelente relacionamento" com Macau
Notícias ao Minuto

11:05 - 20/12/14 por Lusa

País Machete

Numa mensagem enviada ao chefe do executivo de Macau, que é hoje empossado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, felicita Fernando Chui Sai On pelo início do seu segundo e último mandato, reiterando o convite que já lhe tinha dirigido para que visite Portugal em breve.

A propósito do 15.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, o governante português sublinhou na sua mensagem "o excelente relacionamento" que Portugal e Macau "souberam construir", adiantou à Lusa fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros.

"A nossa proximidade com Macau e a forma construtiva como decorreu a retrocessão deste território para a China têm contribuído para dinamizar a relação bilateral entre Portugal e a China, uma parceria estratégica global que tem vindo a aprofundar-se nos últimos anos", destacou a mesma fonte.

Portugal e Macau, que assinaram um Acordo Quadro de Cooperação, em 2001,têm vindo a aprofundar a parceria em domínios como a economia, ambiente, educação, língua e cultura.

Segundo a fonte do Palácio das Necessidades, exemplo desse relacionamento é o facto de a comissão mista, criada pelo acordo de 2001, ter passado de reuniões de dois em dois anos para reuniões anuais, uma alteração introduzida através de uma revisão assinada por Rui Machete e Chui Sai On, em maio, durante a visita do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, à China.

Esta comissão reuniu-se em Macau, no mês passado.

O Presidente chinês, Xi Jinping, que realiza a sua primeira visita a Macau como chefe de Estado, preside hoje de manhã às cerimónias comemorativas do 15.º aniversário de Macau como Região Administrativa Especial da China, com início marcado para as 08:00 com o hastear da bandeira, bem como às da tomada de posse do IV Governo.

Segue-se um encontro com os novos responsáveis dos órgãos executivo, legislativo e judicial. Macau é uma Região Administrativa Especial da China desde 20 de dezembro de 1999, depois de cerca de 450 anos de Administração portuguesa.

À luz da Lei Básica, a miniconstituição que rege a vida local, a cidade goza de autonomia administrativa, legislativa e judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório