Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

‘Corrupção' lidera as escolhas para a palavra do ano

‘Corrupção’ lidera as escolhas para a palavra do ano, logo seguida por selfie, xurdir e basqueiro, disse hoje à Lusa fonte da Porto Editora, que organiza o certame.

‘Corrupção' lidera as escolhas para a palavra do ano
Notícias ao Minuto

10:16 - 20/12/14 por Lusa

País Organização

O resultado final será divulgado no dia 05 de janeiro, às 11:00, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e a pouco mais de uma semana do fim da votação, que encerrará no dia 31, "os vários casos de corrupção que têm marcado a atualidade durante o presente ano -- em particular, estes últimos meses -- parece estar a influenciar a tendência de voto dos portugueses", segundo os organizadores da "Palavra do ano" 2014.

A votação começou no dia 01 de dezembro, termina no próximo dia 31 e os resultados agora divulgados correspondem aos verificados na sexta-feira, 19 de dezembro.

"A palavra 'corrupção' ocupa o primeiro lugar. No entanto, a distância em relação às palavras que a seguem não é grande e se a presença de 'selfie', no segundo lugar, pode ser considerada natural, atendendo à força que ganhou durante 2014, o terceiro lugar de 'xurdir' é de alguma forma surpreendente, podendo-se dizer que esta palavra está a fazer jus à sua definição ('fazer pela vida')", disse à Lusa a mesma fonte.

Quanto à palavra ‘basqueiro’, esta faz-se ouvir no quarto lugar, seguindo-se, por esta ordem, as palavras ‘ébola’, ‘cibervadiagem’, ‘jihadismo’, ‘banco’, ‘gamificação’ e ‘legionela’.

A votação decorre no site www.infopedia.pt/palavra-do-ano.

A lista das dez palavras foi feita "com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida, quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora, nas suas versões 'online' e 'mobile'", explicou a mesma fonte.

Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram ‘bombeiro’ (2013), ‘entroikado’ (2012), ‘austeridade’ (2011), ‘vuvuzela’ (2010) e ‘esmiuçar’ (2009).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório