Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Combustíveis a diminuir e acidentes a aumentar

O consumo de combustível tem aumentado assim como, os comportamentos de risco, estes são alguns dos dados revelados por especialistas ao semanário SOL que acrescenta ainda que este ano registaram-se quase 110 mil acidentes, mais 2% do que em 2013.

Combustíveis a diminuir e acidentes a aumentar
Notícias ao Minuto

10:35 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Balanço

A sinistralidade tem vindo a aumentar e as autoridades revelaram que até este mês registaram-se 109.329 acidentes, o que representa um aumento de 2% em comparação com o ano passado. Em relação ao número de feridos graves contabilizam-se 1.933, uma subida de 3%. Apenas o número de mortos desceu.

“As pessoas sentem um desafogo mínimo e têm tendência para conduzir mais depressa”, revela o presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM), Manuel João Ramos ao SOL.

“Quando não há autoridade de Estado e as instituições estão descredibilizadas, os condutores tendem a comportar-se mais livremente, o que gera comportamentos de maior risco”, indica.

Também a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indica que o aumento do número de despistes tem que ver exatamente com o aumento de velocidade. Entre janeiro e julho contabilizaram-se 5.165 despistes, mais 3% do que o ano passado.

Quando analisado o consumo de combustíveis os especialistas garantem que tem vindo a aumentar, sinal que o volume de tráfego nas estradas sofreu um impulso. E, por outro lado, os condutores voltaram a arriscar mais.

“Ao crescer o consumo de combustível em 2014 (a procura de gasóleo aumentou 1,5%), o que não acontecia desde 2004 não é de estranhar que o número de feridos e de acidentes apresente um pequeno aumento” e tal deve-se à sinistralidade dentro das localidades, “cada vez mais significativa, segundo o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Trigoso.

Este consumo de combustíveis tem acontecido devido à forte queda do preço do petróleo, que origina descidas constantes nos preços da gasolina e gasóleo, acrescenta o Jornal de Negócios.

Ainda durante a semana passada registou-se uma diminuição de três cêntimos e esta semana, durante o Natal, as bombas vão recuar, novamente, entre três a quatro cêntimos. A gasolina que está a ser vendida a 1,399 passa a 1,369, já o gasóleo pode recuar de 1,224 para 1,194.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório