Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O caminho seguido pela medida excecional prevista na lei desde 74

A requisição civil está prevista na lei desde 1974. Desde então, já foi aplicada na TAP duas vezes (esta é a terceira), quatro vezes no Metropolitano e mais duas na CP. Segundo o Diário Económico, só pode ser usada quando se colocam em causa serviços de interesse público.

O caminho seguido pela medida excecional prevista na lei desde 74
Notícias ao Minuto

11:14 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Requisição civil

O Governo optou ontem por uma medida excecional para travar a greve de trabalhadores da TAP entre os dias 27 e 30 de dezembro. A requisição civil pode ser aprovada, explica o Diário Económico, para garantir o funcionamento de serviços de interesse público e vitais para a economia.

É o caso dos serviços de abastecimento de água, correios e comunicações, transportes e produção de energia. E nestes setores, a requisição civil foi já um caminho escolhido várias vezes para assegurar a normalidade.

No caso particular da TAP, os trabalhadores estão perante a terceira requisição civil, tendo a última sido decretada em 1997. No Metropolitano houve quatro destes instrumentos no espaço de 26 anos. Ainda na área dos transportes, o Executivo aprovou pelo menos duas requisições civis na CP.

A mesma medida foi aplicada para travar greves de oficiais de justiça, trabalhadores da indústria transformadora de subprodutos animais e paralisações na Petroquímica e Gás de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório