Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Prescrever antibióticos a mais não "é matéria disciplinar"

Conta o Jornal de Notícias que a Ordem dos Médicos não encontra razões para atuar contra a prescrição inadequada., isto depois de um estudo em maio da DECO sugerir que alguns médicos passavam antibiótico em situações em que provavelmente não se justificava.

Prescrever antibióticos a mais não "é matéria disciplinar"
Notícias ao Minuto

10:42 - 14/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Um estudo da DECO, divulgado em maio, sugeria que há um excesso de prescrição de antibióticos. Para a Ordem dos Médicos, no entanto, sete meses depois e “sem afastar a hipótese de exagero de prescrição, nada de anormal foi detetado”.

A resposta foi dada por escrito ao Jornal de Notícias, que contactou a Ordem dos Médicos com o intuito de saber se as conclusões da investigação da DECO estariam a ter seguimento na prática clínica diária.

O estudo em caso sugeria que 21 dos 50 médicos consultados pelos colaboradores da DECO receitavam antibiótico, receitava antibiótico em situações que envolviam uma simples dor de garganta, sem febre nem outros sintomas.

Em dois anos, o consumo de antibióticos nos hospitais baixou 8%, destaca ainda o Jornal de Notícias. O risco do excesso de prescrição passa pela possibilidade de tornar as bactéricas mais resistentes e difíceis de tratar. Algo que torna a toma do antibiótico menos eficaz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório