Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Utentes e sindicatos protestam contra privatização do hospital

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) e sindicatos da função pública, médicos e enfermeiros promovem no sábado uma caravana automóvel e uma vigília de protesto, em Cantanhede, contra a eventual privatização do hospital local.

Utentes e sindicatos protestam contra privatização do hospital
Notícias ao Minuto

10:57 - 11/12/14 por Lusa

País Cantanhede

O protesto segue-se à promoção de um abaixo-assinado que reuniu, de acordo com o MUSP, mais de 5.000 assinaturas, entregue na Assembleia da República e que aguarda agendamento para ser debatido e votado em plenário.

Em comunicado, o movimento lembra que o hospital Arcebispo João Crisóstomo foi alvo de um investimento estatal orçado em 3,7 milhões de euros "para melhorar as suas instalações" e serve entre 60 a 80 mil pessoas.

"Está ameaçado de morte, depois do encerramento das urgências pelo anterior governo em 2007", sustenta o MUSP, alegando que a unidade de saúde deixou de constar na relação da rede dos hospitais públicos nacionais, "o que prova que o Ministério da Saúde está a preparar o processo da sua privatização".

No abaixo-assinado, os críticos da possível privatização defendem a manutenção do hospital de Cantanhede "na esfera pública" e no Serviço Nacional de Saúde, "por forma a que seja afastado de vez o perigo da sua privatização, e a exposição à cobiça e avidez da área dos negócios da saúde".

"A redução e exiguidade de médicos, a diminuição dos dias de semana de consulta nas extensões de saúde, a carência de recursos humanos no centro de saúde de Cantanhede, o encerramento de extensões de saúde, como São Caetano, está a deixar a população sem médico de família. E a criar grandes dificuldades, em especial às camadas mais fragilizadas, crianças e idosos, tudo agravado com a falta de transportes públicos entre as freguesias e a sede do concelho, numa grave situação de desproteção na saúde", adianta o MUSP.

No sábado, o movimento de utentes, o Sindicato da Função Pública da Zona Centro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Médicos da Zona Centro promovem uma caravana automóvel com início agendado para as 15:00 junto ao hospital de Cantanhede.

Mais tarde, às 17:30, está prevista uma vigília em frente à Câmara Municipal local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório