Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Escola multa alunos carenciados para evitar desperdícios

Todos os alunos de uma escola em Setúbal estão a ser obrigados a pagar multas por cada refeição para a qual tiram senha mas que acabam por não utilizar. Segundo apurou o Diário de Notícias, esta é uma medida para evitar os desperdícios de alguns alunos.

Escola multa alunos carenciados para evitar desperdícios
Notícias ao Minuto

07:58 - 11/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Setúbal

Os alunos da Escola Lima de Freitas, em Setúbal, estão a pagar multas de 4,10 por cada refeição para a qual tiraram senha mas que acabaram por não usufruir. Todos os estudantes, mesmo aqueles que têm apoio do Estado, são obrigados a pagar a multa.

A denúncia surge por parte de uma mãe que diz que o cartão da sua filha foi bloqueado por dever 16,40 euros. Ao que parece, esta norma serve para evitar o desperdício.

Porém, a mesma mãe relata ao Diário de Notícias que ficou “perplexa”: “Fui à secretaria e confirmaram-me que tinha de pagar as multas”. A encarregada de educação alegou, no entanto, que as faltas foram justificadas e que não iria pagar o valor em dívida. “Responderam-me que, mesmo assim tinha de pagar”, revela.

A lista de alunos com dívidas já parece conter vários nomes e esta mãe quis alertar para a situação, afirmando que muitas pessoas não têm dinheiro para pagar as multas, como é o seu caso. “Acabaram por não me multar, mas sei que muita gente teve de pagar”, frisa.

O subdiretor do agrupamento, João Costa esclarece à Diário de Notícias que “nenhum aluno ficou sem comer”, mas que muitas vezes tiram senhas e “desistem [de usá-las] cada vez que não gostam do comer”, por isso, foi criada esta medida.

O PCP, destaca a mesma publicação, já fez chegar o caso ao Parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório