Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Monção e Salvaterra criam terceira eurocidade do Norte de Portugal e Galiza

A criação da eurocidade Monção/Salvaterra do Miño, a terceira do Norte de Portugal e da Galiza, ocorrerá em março de 2015 e o primeiro passo foi dado hoje com a aprovação do protocolo de cooperação pelo município do Alto Minho.

Monção e Salvaterra criam terceira eurocidade do Norte de Portugal e Galiza
Notícias ao Minuto

17:07 - 09/12/14 por Lusa

País 2015

O acordo formal, aprovado por unanimidade em reunião ordinária da Câmara de Monção, será rubricado pelos dois municípios transfronteiriços a 20 de março de 2015, durante as comemorações do aniversário da ponte internacional sobre o Minho que os liga há 20 anos.

"O projeto nasce da necessidade sentida pelos executivos de ambos os concelhos de encontrarem formas de gestão e valorização do território capazes de fixar e atrair população, de criar e consolidar dinâmicas de emprego e, ainda, de garantir a fixação duradoura de investimentos reprodutivos", lê-se no documento aprovado pela autarquia e a que a agência Lusa teve acesso.

A "melhor forma de alcançar essas metas", acrescenta o documento, "é através da cooperação estratégica fundamentada em complementaridades, recursos endógenos e numa história de convivência secular, seguindo as orientações da União Europeia e aproveitando os instrumentos que esta instituição põe à disposição da cooperação sustentada".

O documento carece ainda de aprovação pela Assembleia Municipal.

Já no sábado os dois municípios vão assinar, durante a realização do V Seminário Luso-Galaico, um documento onde estão definidas as principais áreas de cooperação.

Para a autarquia liderada pelo socialista Augusto Domingues trata-se do "primeiro passo" para a concretização desta união, a segunda no distrito de Viana do Castelo, depois de Valença e Tui e, a terceira entre o Norte de Portugal e a Galiza, após Chaves e Verin.

"Esta união, interiorizada há muitos anos pelas populações das duas margens, vai permitir reforçar a nossa atividade conjunta e potenciar a partilha de equipamentos como a piscina, a biblioteca e o museu.

De acordo com Augusto Domingues, a criação da eurocidade "possibilitará ainda a candidatura a programas comunitários de apoio para zonas de fronteira, garantindo projetos comuns direcionados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas desta região transfronteiriça".

Potenciar a enologia e a gastronomia locais, e promover o desenvolvimento do turismo, através da criação de rotas turísticas conjuntas, como as rotas fluviais, a ecopista Salvaterra/Monção/Valença e os trilhos pedestres, fomentar intercâmbios culturais e desportivos são também outras das áreas de cooperação.

Apesar de serem de duas vilas, a designação da união terá que ser eurocidade, uma vez que, o termo vila não existe no vocabulário galego.

"Somos duas vilas e, tanto eu como o meu colega de Salvaterra, temos muito gosto nisso. Gostaríamos que fosse eurovila Monção e Salvaterra. Não é possível porque o termo vila não existe em Espanha. Terá de ser eurocidade. Não é por isso que vamos deixar de trabalhar neste projeto que acarinhamos com muita força", sustentou Augusto Domingues.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório