Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Falso consultor da ONU era militante do PS

Artur Baptista da Silva, suposto consultor das Nações Unidas e especialista em economia, era um militante do Partido Socialista (PS) e chegou a participar em várias campanhas eleitorais, como a da vereadora da Câmara de Lisboa, Helena Roseta, confirmou a própria ao jornal Público.

Falso consultor da ONU era militante do PS
Notícias ao Minuto

07:53 - 28/12/12 por Notícias Ao Minuto

País Burla

Ao que parece, Artur Baptista da Silva também se ‘movia’ bem no seio político. Para além de ser militante do PS, “apareceu em várias campanhas eleitorais e seguramente na minha", lembra a vereadora Helena Roseta, a quem Artur Baptista da Silva pediu um espaço para uma associação de solidariedade sediada no Porto, a Espaço T, conta hoje o Público.

Mas, a vereadora acredita que o espaço não chegou a ser atribuído e que o pedido continua em análise.

Anos antes, em 2001, "o então ministro Jorge Coelho até veio a Santo André lançar a primeira pedra do pólo local Instituto Piaget, de que Artur Baptista era director", recorda o presidente da junta de freguesia alentejana, Jaime Cáceres, acrescentando que o falso consultor da ONU "fazia questão que se soubesse que era uma figura proeminente no PS", na altura o partido do Governo, lembra o Público.

Mas a ‘fama’ de Baptista da Silva viria a cair em desgraça em Santo André, devido ao atropelamento mortal de duas mulheres. "Foi um escândalo na terra", conta o ex-autarca, Fonseca Santos, "a população revoltou-se e nessa altura ele desapareceu".

Entretanto, uma fonte oficial do Banco Mundial garantiu à agência Lusa que o nome de Artur Baptista da Silva não consta das suas bases de dados, e o ex-economista desta instituição, Martin Ravallion, vítima de plágio, considera "que este tipo de burla não é aceitável" mas não tenciona agir legalmente contra o português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório