Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Médicos 'fogem' do país e causam prejuízos de milhões

Jovens médicos optam cada vez mais por sair do país. Nos últimos cinco anos, segundo o Jornal de Notícias, a emigração destes profissionais aumentou em 81%, provocando prejuízos de milhões ao país. A situação ainda vai piorar.

Médicos 'fogem' do país e causam prejuízos de milhões
Notícias ao Minuto

07:18 - 30/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Emigrantes

São os profissionais, cuja formação mais custa ao Estado, que estão a ser exportados e aproveitados pelos outros países a custo zero. O Jornal de Notícias refere-se aos médicos, que cada vez mais optam por ‘arrumar as trochas’ e rumar para outros países com melhores condições para exercer a profissão para a qual estudaram.

De acordo com a publicação, nos últimos cinco anos, a emigração dos médicos aumentou para 81% e já custou ao país 71 milhões.

Só este ano, já emigraram 200 médicos, prevendo-se que até ao final do ano este número ascenda aos 900, de acordo com a quantidade de pedidos de certificados realizados à Ordem dos Médicos (OM).

Segundo o relatório ‘Cortar ou investir na saúde’, a formação inicial de um médico custa cerca de 101.656 euros, pelo que a exportação de jovens qualificados acarreta um custo económico e social brutal. Muitos dos que saem do país, já não voltam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório