Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Mais de 80 estabelecimentos reduziram abandono escolar

O Ministério da Educação atribuiu crédito horário a 83 escolas e agrupamentos de ensino por terem conseguido reduzir a risco de abandono escolar para, pelo menos, metade do que tinham no ano anterior.

Mais de 80 estabelecimentos reduziram abandono escolar
Notícias ao Minuto

06:16 - 29/11/14 por Lusa

País Exames

Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e trabalhados pela agência Lusa, no ano letivo de 2012/2013, havia 352 escolas ou agrupamentos onde o risco de abandono escolar era superior a 2% do total de alunos que frequentavam aqueles estabelecimentos.

No ano passado, 83 destes estabelecimentos conseguiram reduzir esta taxa para, pelo menos, metade e por isso ganharam créditos horários, que podem usar este ano letivo com projetos para melhorar os resultados dos seus alunos.

No total, estes 83 estabelecimentos eram então frequentados por 131.069 estudantes.

Todos os alunos que abandonaram a escola anularam a matrícula ou ficaram retidos ou excluídos por faltas foram considerados como estudantes em situação de risco e, por isso, o seu percurso foi acompanhado.

Com a atribuição destas horas, as escolas podem reforçar a carga curricular em disciplinas com menor sucesso, podem pedir a presença de mais professores na sala de aula (coadjuvação) ou apoiar alunos ao primeiro sinal de dificuldades.

Cabe aos órgãos da escola decidir que atividades devem desenvolver com as horas atribuídas, assim como que recursos humanos devem afetar.

No universo dos 791 estabelecimentos de ensino público, o MEC excluiu 439 porque o risco de abandono escolar era inferior a 2%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório