Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presépios de 22 artesãos apresentados em Estremoz

Uma exposição de presépios, feitos em diferentes materiais, com destaque para a barrística de Estremoz, da autoria de 22 artesãos do concelho, está patente, desde hoje, na Galeria Municipal D. Dinis, naquela cidade.

Presépios de 22 artesãos apresentados em Estremoz
Notícias ao Minuto

11:48 - 28/11/14 por Lusa

País Natal

A oitava edição da exposição ‘Presépios de Artesãos de Estremoz’, organizada pela câmara, através do Museu Municipal, vai estar patente ao público até ao dia 11 de janeiro de 2015.

Os artesãos de Estremoz, no distrito de Estremoz, apresentam 30 trabalhos feitos em vários materiais, nomeadamente em barro, metal, madeira, cortiça, tecido e papel, com destaque para a área da barrística.

Segundo o município, os artesãos apresentam peças novas e inovadoras e os seus trabalhos são "dignos de uma visita atenta e demorada".

Atualmente, indicou a autarquia, são dezenas os artesãos locais que se dedicam à feitura de presépios, utilizando as mais diversas matérias-primas, demonstrando que, em Estremoz, não são apenas os barristas que se dedicam à arte dos presépios, como acontecia antigamente.

A autarquia, através do Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, "tem tido nos últimos anos a preocupação de relançar a arte presepista no concelho", ampliando o leque de propostas aos artesãos que trabalham nas mais variadas matérias-primas.

O objetivo, de acordo com os promotores da exposição, "passa por incentivar a continuação da produção desta arte tão portuguesa, mas também por incentivar a inovação para que todos os anos os artesãos apresentem peças diferentes".

Os promotores desta mostra anual pretendem "tornar Estremoz como uma referência na área presepista", como já foi antigamente.

O presépio de Estremoz é uma peça atualmente muito solicitada aos barristas locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório