Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima

Sete barras marítimas de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras quatro condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

Sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima
Notícias ao Minuto

10:37 - 28/11/14 por Lusa

País Marinha

Segundo a informação disponível na página da Marinha na internet, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, São Martinho do Porto, Tavira e Vila Real de Santo António encontram-se fechadas a toda a navegação.

Já as barras de Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e Faro estão condicionadas. A de Vila do Conde está condicionada a embarcações com comprimento até a 12 metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

As barras de Aveiro e Figueira da Foz estão também elas condicionadas a embarcações com comprimentos inferiores a 15 e 11 metros, respetivamente, enquanto a barra de Faro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 10 metros.

Portugal continental e os Açores encontram-se sob aviso amarelo devido ao vento e chuva forte e à agitação marítima, além da queda de neve nas terras altas, enquanto a costa norte da ilha da Madeira está sob aviso vermelho.

De acordo com o site oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os 18 distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva persistente, e por vezes forte, até às 00:00 de hoje nos distritos do litoral.

De acordo com o IPMA, a Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso vermelho entre as 15:00 de hoje e as 12:00 de sábado.

A costa norte da Madeira e o Porto Santo está até às 15:00 de hoje sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros.

Também o arquipélago dos Açores está hoje sob aviso amarelo, devido à agitação marítima forte e ao vento forte até às 18:00.

Para hoje o IPMA prevê para a região norte, céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã. Prevendo períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada no litoral.

Está prevista queda de neve acima de 1200/1400 metros. O vento será fraco a moderado do quadrante sul, soprando temporariamente durante a noite, moderado a forte, com rajadas da ordem de 80 km/h no litoral e forte a muito forte com rajadas da ordem de 100 km/h nas terras altas, rodando para o quadrante leste em geral fraco a partir do final da tarde.

Já nas regiões do sul, o céu estará geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã.

São esperados períodos de chuva durante a noite, por vezes forte e acompanhada de rajadas fortes, passando gradualmente, do litoral para o interior, a regime de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo, e acompanhados de trovoada.

É ainda previsível a queda de neve acima de 1200/1400 metros, enquanto o vento soprará moderado a forte, com rajadas da ordem de 80 km/h no litoral e forte a muito forte (50 a 65 km/h) com rajadas da ordem de 100 km/h nas terras altas durante a noite, tornando-se para fraco a moderado (10 a 25 km/h) a partir da manhã.

Em relação às temperaturas, são esperados 14 graus celsius de máxima em Lisboa e Porto, enquanto Faro deverá chegar aos 16.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório