Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ida do diretor do SIS ao Parlamento é "indispensável"

O PCP considerou hoje que a audição com o órgão fiscalizador das "secretas" reforçou a necessidade de ser chamado ao parlamento o diretor do SIS, Horário Pinto, que esteve diretamente envolvido numa controversa operação de "limpeza eletrónica".

Ida do diretor do SIS ao Parlamento é "indispensável"
Notícias ao Minuto

20:10 - 27/11/14 por Lusa

País PCP

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo deputado comunista António Filipe no final de uma reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais com o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).

Durante três horas, à porta fechada, foi analisado o caso de elementos da PJ terem observado agentes do SIS, entre eles o próprio Horácio Pinto, a efetuarem uma operação de "limpeza eletrónica" no gabinete do presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, que já nessa altura se encontrava a ser investigado e que está atualmente preso preventivamente no âmbito do caso relacionado com a concessão de 'vistos gold'.

"Depois desta reunião, o PCP continua a considerar que se justifica a audição com o diretor do SIS. Decidiu-se já - e bem - ouvir o secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, mas a comissão rejeitou por maioria a audição com o diretor do SIS" proposta pelo PCP, apontou António Filipe.

Na sequência da reunião com os membros do Conselho de Fiscalização das "secretas", e embora sem revelar o conteúdo dessa mesma reunião, António Filipe disse que se "reforçou a convicção sobre a indispensabilidade da Comissão de Assuntos Constitucionais realizar uma audição com o diretor do SIS".

"O diretor do SIS esteve envolvido na atuação que constituiu o objeto desta reunião. [Horácio Pinto] cessa o seu mandato a 20 de dezembro, mas essa atuação foi ele que a fez e não, obviamente, o seu sucessor. Ainda que tivesse cessado o seu mandato, foi ele, Horácio Pinto, que praticou estes atos sobre apreciação, sendo a única pessoa que pode responder sobre eles", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório