Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"É muito fácil perder reputação e muito difícil reconquistá-la"

O politólogo Luís de Sousa abordou, em entrevista ao Público, o tema da corrupção a propósito da detenção de José Sócrates. Mais do que manchar a imagem do PS, a 'Operação Marquês' “traz mais descrédito ao funcionamento da democracia”, entende o presidente da Transparência e Integridade, Associação Cívica.

"É muito fácil perder reputação e muito difícil reconquistá-la"
Notícias ao Minuto

10:46 - 27/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Politólogo

Coincidência ou não, certo é que, nas últimas semanas, caíram nas mãos da Justiça casos que envolvem altos dirigentes do Estado e até mesmo um antigo primeiro-ministro, que acabou por ficar em prisão preventiva.

Na perspetiva do politólogo Luís de Sousa, isto “é um pau de dois bicos. Representa, por um lado, que houve ocorrências detetadas e eventualmente sancionadas, mas é uma intervenção que tem sido conturbada”.

“Não houve nada, nos últimos meses, que demonstrasse um esforço político de combate à corrupção e criminalidade conexa”, lamentou, acrescentando que o tema tem sido discutido apenas de uma “forma simbólica”.

“Pode haver informação de um processo que se retire para outro? Pode, mas por enquanto não foi comunicado nada. A única relação é a da experiência acumulada de lidar com um e outro processo”, afirmou, quando questionado sobre a possibilidade de a detenção de Sócrates e de Ricardo Salgado poderem estar relacionadas.

Sobre as consequências dos casos para o país e para a política, Luís de Sousa considera que “é muito fácil perder a reputação e muito difícil reconquistá-la” e que “aqui há uma tarefa única para os partidos de refundarem o sistema. Se não o fizerem, outros o farão”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório