Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PGR investiga almoço entre Sócrates e Pinto Monteiro

No seguimento das notícias difundidas na comunicação social, a Procuradoria-Geral da República decidiu instaurar um inquérito de violação de segredo de justiça ao almoço que Pinto Monteiro teve com José Sócrates, dias antes de este último ser detido. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias desta quarta-feira.

PGR investiga almoço entre Sócrates e Pinto Monteiro
Notícias ao Minuto

08:23 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Segredos

O almoço entre o ex-procurador-geral da República Pinto Monteiro e José Sócrates, três dias antes de o ex-primeiro-ministro ter sido detido, vai continuar a dar que falar.

Ao que indica o Jornal de Notícias, a Procuradoria-Geral da República emitiu uma nota dando conta de que “o Ministério Público, sempre que tem conhecimento de factos suscetíveis de integrarem o crime de violação do segredo de justiça, age em conformidade. Nestes termos, e na sequência de notícias veiculadas por diversos órgãos de comunicação social, foi decidido instaurar um inquérito onde se investiga toda esta factualidade”.

Além de envolver jornais e jornalistas, por terem noticiado algo que está em segredo de justiça, o Jornal de Notícias indica que o inquérito estará também relacionado com o referido almoço, que é de resto uma das prioridades.

As suspeitas da PGR de que Pinto Monteiro possa ter dado informações ao ex-primeiro-ministro sobre a investigação adensam-se com o facto de haver escutas onde é possível ouvir os dois a falar sobre o processo e sobre a possibilidade de prisão preventiva.

Há também indícios de que o advogado de Sócrates, João Araújo, tenha começado a preparar a sua defesa há cerca de um mês, pelo que a detenção já seria do conhecimento do socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório