Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Duche de água quente para Sócrates? Só no balneário coletivo

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está detido no Estabelecimento Prisional de Évora desde a madrugada de terça-feira. Ao ex-governante foi atribuída a cela que chegou a estar ‘reservada’ para uma inspetora da Polícia Judiciária. O espaço tem 12 metros quadrados e já inclui chuveiro. No entanto, se quiser tomar banho de água quente, Sócrates terá de se deslocar ao balneário coletivo, escreve o Diário de Notícias.

Duche de água quente para Sócrates? Só no balneário coletivo
Notícias ao Minuto

07:43 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Évora

José Sócrates é agora o único civil detido no Estabelecimento Prisional de Évora que foi construído para albergar detidos e reclusos das forças de segurança, militares e magistrados. Manuel Palos, ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também lá esteve, mas já saiu, uma vez que vai aguardar julgamento em prisão preventiva domiciliária.

De acordo com o Diário de Notícias, o ex-primeiro-ministro está detido na ala feminina uma vez que não há no Estabelecimento Prisional reclusas e a ala masculina está sobrelotada – existem atualmente cerca de 50 reclusos quando o espaço está preparado para receber apenas 35.

A cela tem 12 metros quadrados, uma cama, um armário e uma divisória para a casa de banho onde há um lavatório, uma sanita e um duche. No entanto, a caldeira da água está avariada e, por isso, para tomar banho de água quente Sócrates terá de se deslocar até ao balneário coletivo.

Em frente à cela, que não tem ar condicionado, tem um pequeno pátio onde poderá passear duas horas de manhã e duas horas à tarde.

De acordo com o Jornal de Negócios, a cela agora ocupada por Sócrates estava destinada a Ana Saltão, a inspetora da Polícia Judiciária que estava acusada de matar a avó do marido. No entanto, foi absolvida em primeira instância, deixando assim a cela livre.

Fontes prisionais disseram ao Diário de Notícias que o ex-chefe de Governo chegou tranquilo à prisão. A primeira refeição que tomou foi um cozido à portuguesa, a segunda foi esparguete com carne.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório