Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nova concessão de estacionamento aprovada por unanimidade

A Câmara de Matosinhos aprovou hoje, por unanimidade, a concessão do estacionamento pago nas ruas, duplicando os lugares com parquímetro para resolver o problema da rotatividade no acesso ao comércio e à restauração.

Nova concessão de estacionamento aprovada por unanimidade
Notícias ao Minuto

20:50 - 24/11/14 por Lusa

País Matosinhos

Este concurso, que prevê ainda a concessão de dois parques de estacionamento, foi hoje debatido na reunião extraordinária do executivo liderado pelo independente Guilherme Pinto, e a proposta levada pelo vereador da CDU com a tutela dos Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, foi consensualizada com o acolhimento de sugestões apresentadas pela oposição do PS e do PSD.

Conforme José Pedro Rodrigues tinha antecipado à agência Lusa, foi feita "uma proposta em moldes radicalmente diferentes daquilo que existia em Matosinhos" em termos de estacionamento pago na rua, "com a preocupação de resolver os problemas de rotatividade de estacionamento na via pública nas zonas predominantemente comerciais, de restauração e de serviços".

Hoje, em conferência de imprensa, o vereador da CDU disse que "prevaleceu a ideia de que esta era uma proposta que resolve um problema efetivo de estacionamento no concelho e não para resolver um problema financeiro da autarquia" e a compreensão da oposição "de que era uma proposta equilibrada".

Assim, de acordo com a sugestão do PS, o período pago passa a ser das 09:00 às 20:00 e não das 08:00 às 20:00, como inicialmente proposto, e o valor da segunda hora de estacionamento é o mesmo da primeira hora - ou seja, 0,65Euros - e não os 0,85Euros inicialmente previstos.

Já da parte do PSD surgiu a proposta de prescindir da qualificação prévia e passar diretamente para concurso público, garantindo José Pedro Rodrigues que será transposto o rigor e a exigência que o executivo quer para o estacionamento para o caderno de encargos do concurso.

Segundo o vereador, o esquema para fiscalização vai ser aperfeiçoado, garantindo que a autarquia quer um modelo equilibrado e "não de caça às multas nem às coimas".

José Pedro Rodrigues defende ainda o acompanhamento permanente, mais pedagogia e uma campanha de sensibilização junto da população sobre este novo modelo de estacionamento no concelho de Matosinhos, que vai estar em funcionamento em junho de 2015, sendo o concurso lançado até janeiro.

Segundo a proposta, os lugares pagos no concelho vão duplicar - cingindo-se a ruas com perfil predominantemente comercial, quer no centro de Matosinhos quer no centro de S. Mamede de Infesta - passando de 557 para cerca de 1150.

"Traduz-se na introdução de um sistema que permite o usufruto de 15 minutos de estacionamento gratuito para apoiar o acesso aos serviços rápidos do quotidiano: Cafés, compras, multibanco. Estes 15 minutos permitem ainda ser possível fazer cargas e descargas, acabando assim com o estacionamento irregular ou em segunda fila", descreveu à agência Lusa.

Para conseguir atribuir estes 15 minutos gratuitos, vai ser implementado um sistema inovador nos novos parquímetros que permitem que o condutor insira a matrícula e retire o papel que lhe permite usufruir deste período sem pagar.

Os residentes nas zonas com parquímetros terão os seus direitos garantidos e com a alteração do regulamento aqueles que pretendem estacionamento ilimitado vão deixar de pagar os atuais 240 euros anuais para passar a pagar 66 euros por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório