Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Sócrates fica em prisão preventiva

O juiz Carlos Alexandre decretou a prisão preventiva de José Sócrates, suspeito de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção. O ex-primeiro-ministro, que foi detido na sexta-feira à noite no aeroporto de Lisboa, vai assim aguardar julgamento na cadeia.

Sócrates fica em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

22:20 - 24/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

José Sócrates, a mais mediática figura do processo, por ter sido primeiro-ministro, ficou com medida de coação de prisão preventiva, depois de sexta-feira ter sido detido quando chegava ao aeroporto de Lisboa, vindo de Paris.

A decisão foi comunicada à saída do tribunal, pelo seu advogado, João Araújo, que considera a decisão "profundamente injusta e injustificada" e admite "interpor recurso". Esta era a medida de coação mais pesada que podia ser aplicada ao ex-primeiro-ministro.

O juiz de instrução criminal Carlos Alexandre decretou as seguintes medidas de coação, comunicada pela escrivã Maria Teresa Santos, aos restantes arguidos da Operação Marquês:

Carlos Santos Silva (amigo de Sócrates e empresário), defendido por Paula Lourenço, fica em prisão preventiva por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

Gonçalo Ferreira (advogado), sai em liberdade, proibido de contactar com os demais arguidos, de se ausentar para o estrangeiro - tem de entregar o passaporte - e obrigado a apresentar-se bissemanalmente no DCIAP, por fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

João Perna (motorista do ex-primeiro-ministro), representado por Daniel Bento Alves, segundo o Expresso, um advogado ligado ao escritório de Proença de Carvalho, fica em prisão preventiva, por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e posse de arma proibida.

Relembre-se que a Operação Marquês investiga alegadas práticas de corrupção, branqueamento capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal agravada.

[Notícia atualizada às 22h49]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório