Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 100 dadores inscritos recuaram na hora de dar medula

O Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão foi este ano chamado por 2146. Deste total, 367 foram eliminados por motivos clínicos e 101 inscritos afirmaram não quererem continuar o processo, dá conta o Jornal de Notícias com base em dados cedidos por este organismo.

Mais de 100 dadores inscritos recuaram na hora de dar medula
Notícias ao Minuto

09:44 - 23/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Estatística

Mais de 100 dadores de medula inscritos no CEDACE recuaram quando chamados para dar continuidade ao processo iniciado com a sua inscrição. Este registo é ligeiramente superior ao verificado em 2013, quando 81 pessoas desistiram sem motivo clínico do processo.

No entanto, destaque também para o facto de este ano os serviços do CEDACE já terem sido ativados por 2146, sendo que destes pedidos 1663 tiveram proveniência estrangeira e 483 por foram realizados por unidades nacionais. Do total de ativações, 367 foram ‘rejeitados’ por motivos clínicos.

Este valor de desistências, porém, é considerado baixo, refletindo inscrições emotivas ou precipitadas. “Às vezes acontece, as pessoas têm receios e desistem. Mas não é muito frequente porque é um processo muito longo, com muitos exames, estudos clínicos, avaliações psicológicas e da comissão ética”, explicou ao Jornal de Notícias, Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório