Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

INEM 'caça' ambulâncias sem segurança nem equipamentos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) levou a cabo, entre quarta e sexta-feira, uma ação de fiscalização a ambulâncias. Ao que o Jornal de Notícias apurou foram encontradas diversas irregularidades, algumas das quais que as próprias ambulâncias do INEM também apresentam.

INEM 'caça' ambulâncias sem segurança nem equipamentos
Notícias ao Minuto

09:17 - 22/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Fiscalização

Ambulâncias sem alvará, sem licenciamento, sem tripulação (circulam apenas com o motorista) e sem o devido sistema de segurança foram o ‘pão nosso de cada dia’ nos últimos dias.

Escreve o Jornal de Notícias que o INEM levou a cabo, entre quarta e sexta-feira, uma megaoperação de fiscalização de ambulâncias na zona Norte do país. E os problemas acima referidos foram os mais detetados nas viaturas em causa.

Mas a lista de irregularidades não se fica por aqui. As autoridades detetaram também ambulâncias que não tinham o devido sistema de fixação e retenção de cadeira de rodas, nem apresentavam equipamentos básicos como oxigénio, insuflador manual, equipamento para permeabilização da via aérea, material de desinfeção ou até equipamento de proteção individual.

Ao Jornal de Notícias, o INEM explicou que “as ações desenvolvidas visam garantir que as entidades cumprem os requisitos exigidos para esta atividade, que seja ao nível dos veículos, quer seja ao nível da respetiva tripulação ou dos equipamentos, todos elementos essenciais à segurança dos doentes transportados”.

Em julho foi aprovada uma circular que determina que todas as entidades dependentes de alvará para poderem transportar doentes têm que ter um local próprio para o estacionamento das viaturas.

“[É necessário um] local apropriado, exclusivo, para a lavagem e desinfeção de veículos, e equipamento com ponto de água e escoamento de resíduos, área exclusiva para higienização de equipamentos, paredes e piso de material lavável”, lê-se na circular a que o JN teve acesso.

É ainda obrigatório um parque coberto para as ambulâncias, mas o Jornal de Notícias apurou que estas regras impostas pelo INEM não são, contudo, cumpridas pelas viaturas da mesma entidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório