Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Funcionário da CGD ligado a arguidos dos vistos gold

A família Anes, da ex-secretária-geral do Ministério da Justiça que foi detida no âmbito da investigação à atribuição de vistos gold está na ‘mira’ das autoridades. De acordo com informação avançada este sábado pelo jornal i, o marido de Maria Antónia Anes está a ser investigado por ser sócio da mulher e, ao mesmo tempo, coordenador na Direção de Negócios Imobiliários da Caixa Geral de Depósitos. Também o filho do casal já tinha sido apanhado nas ‘teias’ da investigação.

Funcionário da CGD ligado a arguidos dos vistos gold
Notícias ao Minuto

08:17 - 22/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Investigação

Maria Antónia Anes foi detida, na semana passada, no âmbito da Operação Labirinto que investiga crimes de fraude fiscal, corrupção passiva e ativa, prevaricação, peculato, entre outros – todos relacionados com a atribuição de vistos gold.

De acordo com o avançado pelo jornal i, o marido da agora ex-secretária-geral do Ministério da Justiça também está na ‘mira’ das autoridades. Escreve aquela publicação que António Armando Anes é sócio da mulher na empresa Leite e Anes, Lda, mas não só. O que está a deixar as autoridades em alerta é o facto de ser coordenador na Direção de Negócios Imobiliários da Caixa Geral de Depósitos.

A sua posição dentro do banco estatal está a ser investigada, pois tem ligações ao ramo imobiliário que, por sua vez, está ligado à atribuição de vistos gold.

Já em 2009, António Anes tinha sido sócio, no âmbito de uma empresa de estética, de um dos empresários chineses que está em prisão preventiva.

As autoridades estão também ‘em cima’ do filho do casal Anes. Bruno Anes, revela o jornal i, é sócio da empresa Flowmotion que recebe, desde 2008, mais de 1.500 euros por mês do Instituto dos Registos e Notariado por prestar serviços de consultadoria.

Contudo, este contrato celebrado entre a empresa privada e a entidade pública nunca foi publicado no portal Base.gov, tal como estabelece a lei.

Mas esta não é a única família que está ligada a este esquema. Recorde-se que também a filha do ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, Ana Luísa Figueiredo, é sócia da Golden Vista Europe e, por isso, está também sob escrutínio.

A Operação Labirinto culminou com a detenção de 11 arguidos e já levou, inclusive, à demissão de Miguel Macedo do cargo de ministro da Administração Interna, tendo sido substituído por Anabela Rodrigues.

Maria António Anes está, à semelhança de Manuel Palos, diretor do SEF, e Jaime Couto, empresário e sócio de Miguel Macedo, em prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório