Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Lisboa lança campanha para correta colocação do lixo

A Câmara de Lisboa lançou hoje uma campanha de sensibilização para o correto depósito do lixo, por parte de moradores e comerciantes, que vai abranger inicialmente as freguesias de Santa Maria Maior, Arroios e São Domingos de Benfica.

Câmara de Lisboa lança campanha para correta colocação do lixo
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/11/14 por Lusa

País Sensibilização

Em causa estão cerca de mil ecopontos em toda a cidade, nos quais vai ser reforçada a sinalética do ponto de vista da "não deposição de sacos à volta e também deixar bem claro qual o valor da coima que alguém paga se for apanhado [com esse comportamento]", que pode ascender aos 727 euros, disse hoje o vereador da Higiene Urbana do município, Duarte Cordeiro (PS).

Serão também abrangidos "centenas de focos de insalubridade", onde é colocado lixo indevidamente, uma situação que o município quer "demover e dissuadir", acrescentou.

A ação vai abranger todas as zonas de Lisboa "a partir de amanhã [terça-feira]", indicou Duarte Cordeiro.

De acordo com o vereador, as freguesias de Santa Maria Maior e Arroios foram escolhidas para começar porque foram ali detetados "problemas semelhantes, no que diz respeito aos comerciantes", grande parte deles imigrantes e sem conhecimento das regras para depósito do lixo, pelo que os folhetos serão distribuídos em línguas como inglês e mandarim.

Já a freguesia de São Domingos de Benfica foi escolhida por estar "noutra zona da cidade", mas com os mesmos problemas, apontou.

A campanha coincidiu também com uma outra da freguesia de Santa Maria Maior. O presidente, Miguel Coelho (PS), explicou que durante um mês e meio a autarquia vai percorrer os bairros da freguesia, "sensibilizando as pessoas mas também responsabilizando-as pelo estado de higiene urbana de cada uma das ruas".

O responsável acrescentou que em janeiro a autarquia vai iniciar uma ação de fiscalização, da qual poderão resultar em multas e coimas.

Perto das 10:00, um grupo composto pelo vereador Duarte Cordeiro, pelo vereador da Segurança, Carlos Castro, pelo autarca Miguel Coelho e ainda por funcionários da Câmara e da Junta, começou a distribuir panfletos na Mouraria -- o que também deverá acontecer durante o dia de hoje em Arroios e em São Domingos de Benfica.

Após receber o papel, a moradora Maria Júlia Francisco dizia-se agradada com a iniciativa. "Acho muito bem, há muitas pessoas que não respeitam", contou à agência Lusa.

De igual opinião, Alzira Cruz referiu que na sua rua (situada no Martim Moniz), os dejetos caninos são o maior problema.

Sob o mote "A minha rua é linda! Quando está limpa", a Junta de Santa Maria Maior relembra nos panfletos que a remoção destes dejetos compete aos respetivos donos.

A autarquia refere também que "há horários específicos para a colocação dos contentores na via pública" e ainda que "não [se] deve alimentar os pombos".

Nos panfletos da Câmara, lê-se que a recolha do lixo comum é efetuada diariamente, exceto ao domingo. O papel é recolhido diariamente, entre as 14:00 e as 19:00, exceto ao domingo. As embalagens são recolhidas às terças, quintas e sábados, no mesmo horário.

Por seu turno, o vidro é retirado à segunda, quarta e sexta-feira, entre as 14:00 e as 19:00, enquanto o restante lixo (matéria orgânica) é recolhido de segunda a sábado, após as 19:00.

[Notícia corrigida às 13h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório