Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

É oficial: Miguel Macedo demitiu-se

O ministro da Administração Interna está de saída do Governo, anunciou o próprio este domingo em declaração ao país, a partir do ministério que tutela. Em causa estará o facto de, politicamente, sentir a sua “autoridade diminuída”.

É oficial: Miguel Macedo demitiu-se
Notícias ao Minuto

19:33 - 16/11/14 por Pedro Filipe Pina

País Ministro

Miguel Macedo demitiu-se do Governo. O ministro da Administração Interna já apresentou a sua demissão a Passos Coelho, que a aceitou. Em causa, justificou o próprio, estará o facto de sentir a sua “autoridade diminuída”.

“Pessoalmente não sou responsável por nada do que está em causa nestas investigações”, disse o ministro na sua declaração ao país. Ainda assim, “o ministro da Administração Interna tem de ter sempre uma forte autoridade para o exercício pleno das suas responsabilidades”, algo que terá sido colocado em causa com o caso dos vistos gold, onde estão envolvidas pessoas próximas do governante.

Esta demissão acontece poucos dias depois de ter sido tornada pública a 'Operação Labirínto', uma investigação da Polícia Judiciária que envolve a atribuição de vistos gold. Em causa estarão casos de corrupção que chegam a altos cargos do Estado, como é o caso do diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o responsável pelo Instituto de Registos e Notariado.

Depois das saídas de Vítor Gaspar, ministro das Finanças, Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, Miguel Relvas, ministro Adjunto, além de Paulo Portas, cuja demissão "irrevogável" do ministério dos Negócios Estrangeiros levou a que fosse nomeado posteriormente vice-primeiro-ministro, o Executivo de Passos Coelho volta assim a registar uma saída de peso, desta vez a um ano das eleições legislativas. O primeiro-ministro ainda terá pedido uma "reponderação" ao agora demissionário ministro, mas Miguel Macedo insistiu em afastar-se do cargo.

Ontem à noite, na antena da SIC, Marques Mendes, amigo pessoal do ministro, não adiantava se Miguel Macedo, que terá ligações a pelo menos quatro arguidos no processo, estaria de saída do Executivo. Ainda assim, o comentador social-democrata sugeria que só o próprio ministro saberia se teria condições políticas de se manter no cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório