Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Vistos gold: membro do ministério da Justiça detido

A secretária-geral do Ministério da Justiça (MJ), Maria Antónia Anes, e o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, foram detidos na sequência de buscas efetuadas hoje no Ministério da Justiça, disse fonte daquele organismo.

Vistos gold: membro do ministério da Justiça detido
Notícias ao Minuto

16:06 - 13/11/14 por Lusa

País Investigação

Segundo a fonte, as buscas decorreram nas instalações da secretaria-geral do Ministério da Justiça.

Além desta operação, relacionada com a atribuição de vistos "gold", foi também hoje detido o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que estão em curso várias diligências, nomeadamente 60 buscas em diversos pontos do país, tendo sido emitidos mandados de detenção.

Numa nota enviada à comunicação social, a PGR indica que "no âmbito de um inquérito em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão em curso várias diligências, designadamente seis dezenas de buscas em diversos pontos do país, tendo sido emitidos mandados de detenção. Neste inquérito investigam-se, entre outras, matérias relacionadas com a atribuição de vistos 'gold'".

Em causa estão "suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais", adianta a mesma nota.

A investigação do DCIAP está a ser coadjuvada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária.

De acordo com notícias divulgadas em junho pela imprensa, esta investigação envolvia altos quadros dos ministérios da Justiça, da Administração Interna, elementos do Serviço de Informação de Segurança (SIS) e várias empresas imobiliárias.

O programa de atribuição de vistos "gold", criado em 2013, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros oriundos de fora do espaço Schengen que façam investimentos em Portugal, por um período mínimo de cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório