Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Sete barras fechadas e duas condicionadas devido a agitação marítima

Sete barras portugueses estão hoje fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponibilizada pela Marinha.

Sete barras fechadas e duas condicionadas devido a agitação marítima
Notícias ao Minuto

07:38 - 12/11/14 por Lusa

País Meteorologia

Segundo a informação colocada no 'site' da Marinha Portuguesa, as barras de Caminha, Vila Praia de Ancora, Esposende, Povoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto encontram-se encerradas a toda a navegação.

Já as barras de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo os 10 distritos da costa portuguesa devido à previsão de agitação marítima, com ondas a chegar aos cinco metros.

De acordo com o 'site' do IPMA na Internet, os 10 distritos que fazem parte da costa - Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga - estão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje.

Para estes distritos estão previstas ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Para hoje, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros em geral fracos, mais prováveis nas regiões do litoral norte e centro até ao fim da manhã.

No Minho e Douro Litoral estão previstos períodos de chuva, por vezes fortes, para o fim do dia.

Há ainda a previsibilidade de queda de neve acima de 1.500 metros até ao final da manhã. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul a partir da tarde e aumentando para moderado a forte no litoral oeste no final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante oeste, aumentando para forte com rajadas da ordem de 80 km/h para o final do dia.

Em Lisboa estão previstos 19 graus celsius de máxima, com o céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes.

No Porto, o céu estará também geralmente muito nublado, com aguaceiros, passando a períodos de chuva a partir do fim da tarde. As máximas esperadas rondam os 18 graus.

Faro e Beja vão ser as cidades mais quentes, com 20 graus, enquanto o termómetro na Guarda não irá ultrapassar os nove de máxima. Em Viseu, Vila Real e Bragança estão previstos 13 graus de máxima, enquanto em Viana do Castelo e Coimbra são esperados 18 e 17 em Braga.

Nos Açores, Ponta Delgada deverá chegar aos 21, enquanto Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo aos 20.

Na Madeira são esperados 23 graus de máxima no Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório