Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Site vigia milhares de casas, incluíndo 276 portuguesas

Existe um site onde são transmitidas imagens captadas por câmaras de videovigilância de milhares de localizações, em todo o mundo, sem o consentimento dos donos. O objetivo é alertar para a facilidade com que a privacidade de alguém pode ser invadida, mas a prática é considerada ilegal pelos especialistas ouvidos pelo Diário de Notícias.

Site vigia milhares de casas, incluíndo 276 portuguesas
Notícias ao Minuto

09:10 - 11/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Privacidade

Quem acede ao site Insecam, encontra uma lista de países que parece não ter fim. À frente de casa país, encontra o número de localizações cujas imagens captadas pelas câmaras de videovigilância não estão devidamente protegidas. Em Portugal, há 276 casas cujas filmagens podem ser vistas sem que os donos saibam.

O objetivo parece ser claro: alertar para o facto de as imagens captadas pelas câmaras não estarem a ser devidamente protegidas pelos proprietários dos locais onde estas estão instaladas (podem ser centros comerciais ou cafés, mas podem também ser habitações privadas).

Isto porque, segundo se pode ler na homepage do site, os utilizadores se esquecem de alterar a password de acesso às imagens, armazenadas na internet.

O Diário de Notícias falou sobre o assunto com o diretor adjunto da Polícia Judiciária, que confirmou que a compilação do conteúdo num site é crime, mas que o caso não pode ser investigado, já que este está registado na Rússia.

Também Manuel Lopes Rocha, advogado especializado em segurança informática, diz que “esta recolha de imagens não autorizadas é ilegal. É uma intrusão à vida privada das pessoas e uma afronta à lei da proteção de dados”. Contudo, refere que “a tecnologia anda muito mais depressa do que as leis e que estas têm de ser atualizadas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório