Procurar

Indemnização menor porque aos 50 sexo não importa é notícia lá fora

A história da mulher que viu o Supremo Tribunal Administrativo reduzir-lhe a indemnização a pagar pela Maternidade Alfredo da Costa depois de ter ficado incapacitada de manter relações quando tinha 50 anos, chegou agora às páginas do The New York Times.

Indemnização menor porque aos 50 sexo não importa é notícia lá fora

© Reuters

Notícias ao Minuto
05/11/2014 12:37 ‧ há 10 anos por Notícias ao Minuto

O Supremo Tribunal Administrativo decidiu reduzir a indemnização que a Maternidade Alfredo da Costa tem a pagar a uma mulher que, quando tinha 50 anos, ficou incontinente e incapacitada de manter relações sexuais após uma intervenção cirúrgica.

A decisão, que surge 19 anos depois do incidente, tem por base o argumento de que naquela idade o sexo já não tem muita importância.

Os ecos desta decisão judicial chegaram além-fronteiras, nomeadamente às páginas do The New York Times que faz agora notícia do caso.

O jornal norte-americano conversou com a vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Rosa Monteiro, que descreveu a decisão do tribunal como uma “negação ao mais básico direito das mulheres”, algo que deveria ser “protegido” por aquela instituição.

Segundo a mesma publicação, o advogado da vítima garantiu que a cliente vai apresentar uma nova ação judicial contra o Estado Português, tendo decidido ainda recorrer da decisão para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Leia aqui o artigo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10