Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal tem "demasiados licenciados", diz Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considera que há “demasiados licenciados” em Portugal e Espanha e que este é um caminho errado a seguir em países com níveis altos de desemprego jovem, conta o Diário Económico, citando um discurso que foi notícia na Bloomberg.

Portugal tem "demasiados licenciados", diz Merkel
Notícias ao Minuto

13:03 - 04/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Chanceler

Angela Merkel tem mais conselhos para Portugal e Espanha, nomeadamente no que há formação profissional e educação diz respeito. Num discurso numa associação de empregadores em Berlim, de que o Diário Económico dá conta, a chanceler germânica sugere que os países ibéricos “têm demasiados licenciados".

Merkel defendeu o sistema de formação profissional alemão como exemplo a ser seguido e, mais uma vez, a ‘lição’ que chega do Norte da Europa aponta para países do Sul.

No seu discurso, que é notícia na agência Bloomberg, a governante alemã disse ainda acreditar que a forma de reduzir as altas taxas de desemprego jovem não passa por centrar o foco nos estudos universitários mas sim numa aposta no modelo germânico da formação profissional.

As críticas de Merkel chegam inclusive à OCDE, com a chanceler a considerar um “absurdo” a avaliação de países em função dos níveis de licenciados, quando há níveis de desemprego jovem elevados nesses mesmo países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório