Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Esquadras nas ilhas fecham quando agentes saem para serviço

A falta de agentes nas esquadras da PSP da Madeira e dos Açores faz com que algumas sejam obrigadas a fechar sempre os polícias saem em serviço. Segundo o Público, a situação é mais frequente à noite mas chega a acontecer durante o dia.

Esquadras nas ilhas fecham quando agentes saem para serviço
Notícias ao Minuto

13:00 - 01/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Açores

“Esquadra encerrada para resolução de ocorrência complexa. Se for urgente contate 112”. Esta é mensagem deixada à porta de algumas esquadras da PSP na Madeira e nos Açores.

Segundo o Público, algumas esquadras das regiões autónomas vêm-se obrigadas a fechar portas, de dia ou à noite, devido à escassez de agentes, que, quando saem em serviço, ora deixam os edifícios vazios – e encerrados – ora ficam apenas um ou dois polícias.

A situação foi confirmada ao Público por várias fontes policiais que confessam que “isto acontece várias vezes”. À mesma publicação, o coordenador do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) nos Açores, António Santos, refere que “isto aconteceu centenas de vezes no ano passado e ninguém faz nada. O quadro de polícias nos Açores é de mil agentes, mas faltam 200. Isto já é assim há quatro anos. A Direcção Nacional da PSP e o Ministério da Administração Interna (MAI) já foram avisados, mas até agora nada se resolveu”.

Na Madeira, que deveria ter 900 agentes e tem apenas 700, a situação “preocupa há muito tempo”. Como é possível fecharem a esquadra e um agente ir de carro sozinho para um serviço?”, questionou o vice-presidente do Sinapol na Madeira, Vasco Maciel.

Ao que o Público apurou, a forma como o aviso está escrito vai ser mudada de maneira a evitar causar o pânico entre os cidadãos ou mesmo entre os turistas que necessitem de apoio da polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório