Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Todos os dias, quatro portugueses escolhem como querem morrer

Em quatro meses, 481 portugueses já declararam por escrito os cuidados de saúde que querem que lhes sejam prestados em caso de incapacidade. Ao todo, escreve o Expresso, são quatro testamentos vitais assinados por dia, na maioria por mulheres adultas.

Todos os dias, quatro portugueses escolhem como querem morrer
Notícias ao Minuto

08:41 - 01/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Testamento Vital

Em quatro meses, 481 portugueses já declararam os cuidados de saúde que prescindem ou exigem em caso de incapacidade para expressar a sua última vontade.

O Registo Nacional do Testamento Vital (Rentev) está em vigor no dia 1 de julho e, desde então, foram feitas, em média, quatro declarações por dia.

Mesmo não sendo, ainda, possível traçar um perfil dos portugueses que já escolheram como morrer, os dados avançados pelo semanário destacam que a maioria (61%) dos testamentos é assinada por mulheres. Ao todo, foram já 293 as mulheres que decidiram os cuidados de saúde a receber ou não em caso de incapacidade e, destas, 51% tem menos de 65 anos.

No caso dos homens, são, por outro lado, os mais velhos (54%) que procuram a plataforma para deixar o seu testamento vital.

Em Portugal, esta é a única forma de se poder ‘escolher’ como morrer. A decisão sobre a própria morte tem sido notícia em todo o mundo nas últimas semanas devido à história de Britanny Maynard, uma jovem norte-americana que escolheu precisamente este sábado para colocar termo à vida com recurso à eutanásia, tendo depois decidido adiar a sua própria morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório