Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Políticas de austeridade na Europa são "absolutamente ineficazes"

O secretário-geral dos socialistas da Galiza disse hoje, em Amarante, que as políticas de austeridade na Europa têm-se revelado "absolutamente ineficazes", acentuando as desigualdades.

Políticas de austeridade na Europa são "absolutamente ineficazes"
Notícias ao Minuto

13:25 - 31/10/14 por Lusa

País Galiza

José Ramon Gómez Besteiro defendeu a necessidade de os socialistas portugueses e galegos contribuírem para um novo espaço "com políticas que mais justas" que apostem no crescimento.

O dirigente falava na abertura da primeira sessão de trabalho entre socialistas do norte de Portugal e Galegos que hoje decorre em Amarante, por iniciativa de eurodeputados das duas regiões.

José Ramon Gómez Besteiro recordou que as duas regiões, apesar de periféricas no contexto da Europa e da Península Ibérica, têm muitos pontos em comum e que essa é a grande vantagem no contexto de oportunidades do próximo quadro comunitário de apoio.

"Essa é a nossa força",frisou, elogiando o trabalho de 25 anos que promoveu a aproximação das duas regiões.

Antes tinha discursado o líder da Federação Distrital do Porto do PS, José Luís Carneiro, que sublinhou os laços de amizade entre os socialistas das duas regiões.

Para Carneiro, o esforço de cooperação que tem sido desenvolvido está a traduzir-se numa maior articulação de políticas voltadas para o futuro, que promovam a competitividade, o crescimento e a coesão social.

Para o líder distrital, é vantajosa a cooperação entre as empresas dos dois lados da fronteira, complementada pelo diálogo entre autarquias, sindicatos e universidades.

"Temos de trabalhar para tornar a nossa região mais competitiva", acentuou.

Lembrando que o norte de Portugal não tem ainda um patamar de representação política ao nível do que existe na Galiza, Carneiro insistiu na necessidade de o país fazer uma reforma do Estado que promova a regionalização.

No primeiro painel dos trabalhos, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte salientou o facto de as duas regiões terem preparado um plano de investimentos comum no contexto do próximo quadro comunitário de apoio.

"O Norte e a Galiza têm muito a ganhar com esta estratégia, com a noção clara que, em conjunto, ficaremos mais fortes", acentuou Emídio Gomes.

Para o encerramento dos trabalhos estão anunciadas as intervenções dos eurodeputados José Blanco Lopez e Francisco Assis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório