Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Parque Florestal de Monsanto muito melhor hoje do que há 30 anos

O presidente da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, reconheceu que o Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, que assinala no sábado o seu 80.º aniversário, é hoje "muito mais valorizado" do que há 30 anos.

Parque Florestal de Monsanto muito melhor hoje do que há 30 anos
Notícias ao Minuto

10:29 - 31/10/14 por Lusa

País Quercus

"Temos de reconhecer que aquilo que era o parque há 30 anos é muito diferente do que é hoje em dia. Hoje está muito melhor, com mais utilização da população e uma maior consciencialização da importância do espaço", disse.

Prática desportiva, piqueniques e passeios para observação de aves e flora são atividades cada vez mais frequentes no Parque de Monsanto e que antes não existiam, o que faz daquele um espaço mais familiar e de lazer.

"É uma zona que, ao longo dos últimos anos, fomos vendo ganhar uma importância cada vez maior e eu acho que o valor é reconhecido, até porque é procurado não só por pessoas de Lisboa mas também de outras zonas", disse Nuno Sequeira.

O responsável da Quercus, cuja sede se localiza no Parque Florestal de Monsanto, disse que é importante que se continue a investir em programas de sensibilização ambiental.

No entanto, há problemas que persistem, segundo Nuno Sequeira, como é o caso dos acessos.

"No ano passado houve uma supressão de autocarros da Carris que ligavam Sete Rios a Monsanto. Isso não é positivo. Tem de haver uma melhor rede de acesso de transportes públicos, porque as pessoas que frequentam o local têm dificuldades em lá chegar", sustentou.

Reforçar o apoio de técnicos da câmara na manutenção, limpeza dos caminhos, sinalização de percursos e controlo de espécies exóticas, são outros dos apelos da Quercus, que sublinha também a necessidade de mais vigilância e fiscalização.

"A atitude das pessoas com o espaço tem mudado e algumas zonas que antes estavam mais votadas ao abandono ou serviam para atividades pouco recomendáveis têm vindo a ser reabilitadas, mas ainda ocorrem algumas situações pontuais de vandalismo e lixo", notou Nuno Sequeira.

Apontado como um espaço vital para a cidade de Lisboa, o Parque Florestal de Monsanto tem hoje quase uma permanência diária para a prática desportiva e passeios de famílias.

O Parque Florestal tem cerca de 900 hectares e é visto como o ‘pulmão’ de Lisboa.

No sábado, o espaço comemora 80 anos de existência e a data será assinalada com uma visita aberta a toda a população ao longo de todo o dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório