Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Faro e Coimbra sob risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Faro e Coimbra apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Faro e Coimbra sob risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

10:16 - 31/10/14 por Lusa

País IPMA

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos Monchique (Faro), Pampilhosa da Serra, Gois e Miranda do Corvo (Coimbra).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado no litoral oeste a partir do início da tarde e progredindo para o interior, e períodos de chuva a partir do meio da tarde nas regiões do litoral a norte do Cabo Espichel, estendendo-se ao interior, e sendo por vezes forte no Minho e Douro Litoral para o final do dia.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante oeste, sendo de sueste moderado na costa sul do Algarve e tornando-se fraco a moderado a partir do início da tarde.

De acordo com o IPMA está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima no litoral norte e centro e descida da máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu prevê-se uma máxima de 23 graus Celsius, Guarda 17, Castelo Branco, Faro e Braga 24, Évora, Portalegre, Coimbra e Funchal 25, Beja 26, Ponta Delgada 19 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 18.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório