Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Descodificadores de cofres e fechaduras usados em assaltos

Os 12 suspeitos de mais 35 assaltos a residências no Minho e Douro Litoral detidos na quarta-feira, pela PSP do Porto e Braga, usavam descodificadores para abrir cofres e fechaduras eletrónicas, revelou hoje aquela força policial.

Descodificadores de cofres e fechaduras usados em assaltos
Notícias ao Minuto

13:30 - 30/10/14 por Lusa

País PSP

O comissário da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto Afonso Sousa, em declarações aos jornalistas, salientou que o grupo estava "fortemente" organizado porque planeava bem os assaltos e vigiava, numa viatura equipada, os proprietários das casas ou lojas comerciais durante dias.

Aos alegados assaltantes, com idades entre os 25 e 73 anos, a PSP apreendeu mais de 3.000 euros, 174 gramas de haxixe, cinco carros, um deles de vigilância fixa, `kits´ de gazuas para abrir fechaduras, descodificadores, ferramentas, objetos de arrombamento, computadores, televisões, armas, `walkie-talkies´, gorros e luvas.

Esta investigação iniciou-se em março de 2013 e culminou, na quarta-feira com a realização de 20 buscas domiciliárias e seis não domiciliárias em Barcelos, Braga, Gaia, Guimarães e Porto.

"Os suspeitos estudavam muito bem as situações, observando os locais e as rotinas das pessoas, e aproveitam a melhor oportunidade, nomeadamente quando os proprietários não estavam em casa, para realizar o furto", disse Afonso Sousa.

Além de apartamentos e vivendas, os suspeitos assaltavam estabelecimentos comerciais e juntas de freguesia, provocando "elevados prejuízos" aos proprietários.

A operação, realizada pela PSP do Porto e Braga, envolveu cerca de 100 agentes e decorreu "sem incidentes", frisou.

Os arguidos, indiciados pelo crime de furto, posse de arma ilegal e droga, vão ser presentes ainda hoje ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.

"Alguns deles [suspeitos] já são conhecidos pela prática de ilícitos, tendo já cadastro", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório