Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

É autarca, é médico e dá consultas na rua ou em cafés

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim é formado em medicina. Ciente de que a localidade oferece poucos cuidados de saúde, decidiu inverter a situação. Francisco Amaral está sempre disponível para dar consultas, seja no seu escritório, nos cafés ou até no meio da rua, revela o DIário de Notícias.

É autarca, é médico e dá consultas na rua ou em cafés
Notícias ao Minuto

08:16 - 28/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Castro Marim

Francisco Amaral sempre sonhou em poder trabalhar na sua terra natal, Alcoutim, e ajudar os muitos idosos que aí vivem e que pouco acesso têm a cuidados de saúde.

Formou-se em medicina e quando acabou o curso abriu um consultório particular. Fechou as portas dois meses depois. “Não tinha coragem de levar dinheiro aos idosos, que tinham de comprar medicamentos e eu ainda os penalizava”, explica ao Diário de Notícias.

Deixou para trás a carreira de médico e assumiu a liderança da Câmara de Castro Marim, a terra vizinha. E foi à frente da autarquia que conseguiu cumprir o seu sonho. Criou a primeira unidade móvel do país, arranjou transporte para os idosos irem aviar as receitas e fazer exames a Faro, e é o próprio quem, de forma gratuita, realiza consultas no seu gabinete aos habitantes da localidade.

Os locais garantem que Francisco Amaral já atendeu centenas de doentes, onde calha, o que é ótimo para uma população que não tinha médicos.

O autarca já realizou consultas na rua, em cafés, local onde confirma que já passou atestados, ou até no meio da rua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório