Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Crispação" entre Portugal e Angola "está a desanuviar"

Depois da "crispação" está a chegar o "desanuviamento", afirmou hoje à agência Lusa o embaixador angolano em Lisboa, lendo os "sinais" mais recentes de líderes de Portugal e Angola, que apontam para uma reaproximação entre os dois países.

"Crispação" entre Portugal e Angola "está a desanuviar"
Notícias ao Minuto

16:02 - 25/10/14 por Lusa

País Embaixadores

O embaixador José Marcos Barrica frisou que "Angola e Portugal estão condenados a conviverem lado a lado, com momentos altos e baixos".

Porém, "ninguém esquece a irmandade, ninguém esquece os laços afetivos entre os dois povos" e tudo "o resto são circunstâncias de percurso político, mas que se vão recompondo", observou o diplomata.

"Não devemos ficar amarrados àquilo que, circunstancialmente, nos vai dividindo", insistiu.

Quando questionado sobre o estado da parceria estratégica entre Angola e Portugal -- que, há um ano, quando o processo já estava em marcha, foi desaconselhada pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, dado "o clima político" entre os dois países, na sequência dos casos na justiça portuguesa que envolviam figuras do regime de Luanda --, José Marcos Barrica disse não dispor de "informações oficiais" para poder "precisar se [essa parceria] é para breve".

A primeira cimeira bilateral relativa à parceria estratégica entre Portugal e Angola chegou a estar a prevista para fevereiro deste ano, mas, desde então, o processo foi adiado sem data de retoma.

"Lendo os sinais, pode dizer-se que aquele período particularmente de crispação, do ano passado, está a desanuviar-se e são esses sinais de desanuviamento nas relações entre os dois países que vão levar, em tempo oportuno, à realização desse encontro alargado, que é, de resto, esperado", acredita o embaixador angolano.

O diplomata aproveitou também para contextualizar as declarações que lhe foram atribuídas pela imprensa angolana, durante uma conferência sobre a eleição de Angola para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, realizada em Lisboa, na quarta-feira.

Alguns órgãos de comunicação social angolanos citaram o embaixador criticando os "círculos das forças do mal" que, em Portugal, "têm como missão apenas fazer ataques contra Angola", para "denegrir a imagem" do país africano.

À Lusa, o embaixador reconheceu que, "em Portugal, (...) tem havido pessoas que, sempre que há vitórias de Angola, aguçam as inteligências para dizer algo que abafe o que é de bom".

Porém, José Marcos Barrica prefere destacar o que é positivo. "Isso não nos deve preocupar. (...) Temos que enaltecer sempre o que é positivo e negligenciar essas respostas do mal", frisou.

Se a eleição de Angola como membro não permanente do Conselho de Segurança é "fruto da intensa atividade diplomática de Angola", também é verdade que contou "com a solidariedade" de "todos" os países lusófonos, nomeadamente de Portugal, que "teve um papel de arauto" da candidatura angolana "junto dos países europeus em particular", enaltece o embaixador.

A eleição de Angola é motivo de "satisfação" e "orgulho", resume José Marcos Barrica, aproveitando para saudar Portugal pela eleição para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório