Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Relatório sobre Citius fala em suspeitas de "ilícitos criminais"

A Procuradoria-Geral da República recebeu, na sexta-feira à tarde, o relatório sobre o ?caos? que se instalou no sistema judicial devido às falhas na plataforma Citius, aquando da implementação do novo mapa judiciário. Segundo apurou o jornal i, existem indícios que apontam para omissão de informações por parte de chefias, o que, segundo o despacho do Ministério da Justiça, pode configurar a prática de ?ilícitos de natureza criminal?.

Relatório sobre Citius fala em suspeitas de "ilícitos criminais"
Notícias ao Minuto

11:50 - 25/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

O dia de ontem foi movimentado para a pasta da Justiça. Tudo começou com o relatório que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) entregou ao Ministério. Neste documento, escreve o jornal i, o IGFEJ aponta a existência de indícios de que as chefias intermédias terão omitido à tutela informações importantes sobre o estado da plataforma.

O jornal i teve também acesso ao despacho de Paula Teixeira da Cruz onde se lê que há uma “grande preocupação” para com as conclusões do relatório, razão que a levou, ainda ontem, a enviar para a Procuradoria-Geral da República o relatório e a instaurar um inquérito interno para apurar responsabilidades.

Já de acordo com o despacho do secretário de Estado da Justiça, a “confirmarem-se [as suspeitas, estas] poderão configurar a prática de ilícitos de natureza disciplinar (…) ou criminal”.

Resta agora esperar para saber qual será o desfecho de um caso que fez correr tinta nos jornais e que levou vários quadrantes da vida política a pedir a demissão da ministra Paula Teixeira da Cruz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório