Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Decapitações têm 'mão' de jihadistas portugueses

Existem portugueses relacionados com os vídeos das quatro pessoas que foram decapitadas pelo Estado Islâmico, avança este sábado o Expresso.

Decapitações têm 'mão' de jihadistas portugueses
Notícias ao Minuto

08:47 - 25/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Investigação

O Expresso sabe que há portugueses no círculo próximo de Jihadi John, aquele que é o responsável pelas decapitações dos dois jornalistas James Foley e Steven Sotloff e dos dois voluntários David Haines e Allan Henning.

“Não foram eles [os portugueses] que decapitaram as vítimas, nem as filmaram, mas estão por trás de muito do que ali se passa”, revelaram ao Expresso fontes ligadas às secretas europeias.

Esta opinião é também partilhada pelo Royal United Services Institute, um observatório de terrorismo no Reino Unido.

“A ligação dos portugueses de Londres à Síria é conhecida das autoridades e está sob investigação. Essa comunidade surgiu logo quando foram referenciados os primeiros jihadistas que foram para a Síria, e que estarão ligados à presente investigação a Jihadi John”, contou ao Expresso Raffaello Pantucci, responsável daquela organização.

De acordo como semanário português, existe de facto uma grande possibilidade de os jihadistas lusos serem amigos de Jihadi John, que se suspeita ser um rapper londrino.

A mesma fonte conta que os portugueses terão conhecido o rapper quando se mudaram para a capital do Reino Unido com o propósito de trabalhar e estudar. A amizade fomentou-se e os jovens oriundos de Portugal acabaram por se mudar para a Síria onde combatem agora nas fileiras do Estado Islâmico.

Aliás, em 2012, um português tinha sido detido no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, quando se preparava para embarcar rumo a Damasco. A detenção deveu-se ao facto de ser suspeito de ter participado no rapto de dois jornalistas e de ter preparado “atos ligados ao terrorismo”, como explicou ao Expresso a Scotland Yard.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório