Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Greve de oficiais de justiça no Porto com adesão de quase 95%

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) assegurou que a greve de hoje dos oficiais de justiça, nas duas comarcas do Porto, teve uma adesão próxima dos 95 por cento.

Greve de oficiais de justiça no Porto com adesão de quase 95%
Notícias ao Minuto

20:37 - 24/10/14 por Lusa

País Sindicatos

O presidente do SFJ, Fernando Jorge, observou que "alguns tribunais, como a 1.ª Secção do Trabalho, no Porto, estiveram completamente encerrados e outros quase, como os de Matosinhos e de Santo Tirso".

O dirigente sindical sublinhou que os índices de paralisação nos tribunais das duas comarcas do Porto foram idênticos aos das greves anteriores nas restantes 18 áreas de jurisdição judicial, com início a 01 de outubro.

"O nível de adesão à greve tem sido o mesmo em todas as greves realizadas nas comarcas anteriores, o que revela que os funcionários judiciais estão insatisfeitos", declarou.

Fernando Jorge esteve hoje nas duas comarcas do Porto - criadas com a nova reorganização judicial, em vigor desde 01 de setembro - e constatou "a insatisfação dos oficiais de justiça", que, sublinhou, "estão profundamente convictos de que têm razão, pois estão cansados de serem menorizados".

"Um dia de greve em cada uma das comarcas não é para exigir mais dinheiro, é para exigir que o Ministério da Justiça cumpra a sua obrigação. Atualmente, existem 6.500 funcionários, quando a ministra diz que deviam existir 7.500 e que ia admitir 1.000. Mas não houve ainda o concurso", disse.

O presidente do SFJ aludiu também à reivindicação do estatuto socioprofissional, denunciando que o Ministério da Justiça ignora os funcionários judiciais.

"O Ministério da Justiça tinha prometido novos estatutos socioprofissionais de procuradores da República, juízes e funcionários judiciais. Foram já constituídos dois grupos de trabalho e, relativamente aos funcionários judiciais, nada nos disse", afirmou Fernando Jorge.

A greve diária dos funcionários judiciais termina na próxima semana, com a realização de paralisações nas áreas das comarcas de Santarém (segunda-feira), Setúbal (terça-feira), Viana do Castelo (quarta-feira), Vila Real (quinta-feira) e Viseu (sexta-feira).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório