Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Medidas de combate ao Ébola são as adequadas", diz Passos

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou hoje adequadas as medidas adotadas no Conselho Europeu para ajudar o combate ao vírus Ébola e lembrou a ajuda que Portugal dá à Guiné-Bissau em matéria de prevenção.

"Medidas de combate ao Ébola são as adequadas", diz Passos
Notícias ao Minuto

19:11 - 24/10/14 por Lusa

País Vírus

"As decisões que tomámos, no Conselho Europeu, estão de acordo com o grau de ameaça que enfrentamos ", disse Passos Coelho.

O primeiro-ministro lembrou que Portugal tem "desenvolvido esforços para que, por exemplo, a Guiné-Bissau, que está perto da região afetada pela epidemia, possa defender-se o melhor possível preventivamente", nomeadamente disponibilizando meios técnicos.

A União Europeia decidiu aumentar para mil milhões de euros o financiamento ao esforço de combate à epidemia de Ébola, tendo os Estados-membros assumido ainda o compromisso de aumentar o destacamento de pessoal médico e de apoio para a região afetada pelo vírus.

Passos Coelho destacou ainda a nomeação do novo comissário para a Ajuda Humanitária, o cipriota, Christos Stylianides, como coordenador da resposta da UE à epidemia de Ébola.

Perto de 10.000 pessoas foram afetadas e cerca de 4.900 já morreram vítimas de Ébola, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

A Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri são os países mais atingidos pela epidemia, que também já causou mortes na Nigéria, Estados Unidos e Espanha.

Existe também um outro surto de Ébola na República Democrática do Congo, que já causou 43 mortos, mas as autoridades médicas referem que não está relacionado com os casos na África Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório