Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

GNR fiscaliza domingo condução sob influência de álcool

Mais de 1.000 militares da GNR vão reforçar, no domingo, a fiscalização à condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e o combate à criminalidade, indicou hoje a corporação.

GNR fiscaliza domingo condução sob influência de álcool
Notícias ao Minuto

17:45 - 24/10/14 por Lusa

País Operação

Durante a operação "Baco", os 1.094 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção da GNR vão realizar 414 ações de fiscalização, adianta a Guarda Nacional Republicana, em comunicado.

Segundo a GNR, as ações de fiscalização vão ser direcionadas para as vias onde "as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação", sobretudo nas estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna, e onde existem "dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal".

A GNR refere que, entre janeiro e setembro, foram testados 878.327 condutores, dos quais 20.525 conduziam com taxa de álcool superior ao permitido por lei e 7.700 foram detidos por terem uma taxa igual ou superior a 1,20 gramas por litro no sangue, o que é considerado crime.

Nesse sentido, a GNR considera que "o combate à sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade estratégica", tendo planeadas diversas operações nacionais com a mobilização "intensiva e simultânea de meios".

[Notícia corrigida às 20h33. A fiscalização realiza-se no domingo, não no sábado]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório