Em declarações à Lusa à saída de uma audiência com o chefe de Estado, o professor universitário Mário Mesquita explicou que o encontro com Aníbal Cavaco Silva teve como objetivo endereçar-lhe o convite para presidir à comissão de honra de um colóquio de homenagem a Medeiros Ferreira, que se irá realizar em fevereiro de 2015.
Mário Mesquita adiantou que serão igualmente convidados para integrar a comissão de honra os antigos Presidentes da República Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, além do atual presidente do Governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e dos antigos chefes do executivo açoriano Mota Amaral e Carlos César.
Coincidindo com a data do colóquio será também publicado um livro com um conjunto de testemunhos sobre Medeiros Ferreira.
José Medeiros Ferreira morreu a 18 de março, com 72 anos.
Antigo deputado e dirigente socialista, Medeiros Ferreira foi o ministro dos Negócios Estrangeiros que laborou no processo de adesão de Portugal à Comunidade Europeia.
Nascido em Ponta Delgada, Açores, a 20 de fevereiro de 1942, José Medeiros Ferreira licenciou-se em história pela Universidade de Genebra, em 1972, e doutorou-se em História Institucional e Política pela Universidade Nova de Lisboa, em 1991.
Entre 1972 e 1974, foi assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra e, entre 1981 e 1991, assistente convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, onde, entre 1991 e 1999, foi professor auxiliar. Desde 1999 que era professor associado da mesma faculdade.