Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Bolsa está a criar dificuldades aos diretores para colocar docentes

Os diretores escolares admitem como provável que falte apenas preencher 250 horários através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), mas sublinham que estão a trabalhar com dificuldades que querem ver resolvidas no próximo ano.

Bolsa está a criar dificuldades aos diretores para colocar docentes
Notícias ao Minuto

22:27 - 23/10/14 por Lusa

País Associação

O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse à Lusa que "é provável" que faltem apenas ser preenchidos 250 horários nas escolas com contrato de autonomia e TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), mas defende que os diretores estão a "trabalhar com dificuldades" que têm de ser revistas na legislação.

Para Filinto Lima, a multiplicidade de horários atribuídos a um único professor, que lhes permite escolher aquele que for mais conveniente, deixando as escolas à espera da decisão do docente, é um dos aspetos a rever, assim como a possibilidade de alterarem a sua escolha num prazo de 15 dias após a aceitação de um horário.

A ANDAEP quer também que a confirmação dos dados indicados pelos professores no preenchimento das suas candidaturas aconteça mais cedo, para evitar os atrasos nas colocações por se chegar à conclusão que os docentes não cumprem, afinal, os requisitos que indicaram nos formulários.

A BCE passou, no início desta semana, a uma fase contínua, ou seja, cabe às escolas e não ao Ministério da Educação contactar os professores que podem preencher os horários disponíveis, seguindo uma lista ordenada criada pelo ministério.

O facto de o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ter adiantado hoje que faltam preencher apenas 250 horários através da BCE é indicativo, na opinião de Filinto Lima, de que "os diretores estão completamente focados na resolução do problema".

"Acho que conseguimos dar uma boa resposta a um problema que nunca criámos", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório