Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Utentes da STCP e Metro do Porto contra concessão por "atacar" serviço público

Cerca de 50 manifestantes concentraram-se hoje, no Largo dos Loios, Porto, para contestar o processo de concessão da Metro e Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), caracterizando-o como o "maior ataque de que há memória" ao serviço público.

Utentes da STCP e Metro do Porto contra concessão por "atacar" serviço público
Notícias ao Minuto

20:40 - 23/10/14 por Lusa

País Transportes

Dentro de uma réplica de autocarro em plástico com partida para a "Morte Lenta 2014", os protestantes ia gritando "Não, não, não à privatização", "Pagamos impostos, logo queremos transportes", "O público é de todos, o privado é só de alguns" e "Estamos fartos de ser marginalizados".

A porta-voz do Grupo de Utentes dos Transportes Públicos do Porto, Sara Santos, referiu à Lusa que a concretizar-se a concessão das empresas haverá um encarecimento dos preços, uma redução dos horários e da sua qualidade.

"O que interessa ao privado é o lucro, não é estar ao serviço das populações e das suas necessidades", disse.

Sara Santos considerou a privatização "má" para os utentes, para o desenvolvimento da região e para os trabalhadores das empresas.

"Não é só o serviço público que está em risco, mas os postos de trabalho", frisou o coordenador da Comissão de Trabalhadores da STCP, Pedro Silva.

Com a concessão, Pedro Silva salientou que irá aumentar a poluição porque deixa de existir a obrigatoriedade de comprar veículos movidos a gás natural.

O responsável acrescentou que a STCP tem comprado autocarros novos, mas agora a concessionária poderá adquirir frota com nove anos, proporcionando "piores" condições aos utentes.

Joaquim Guizande, antigo trabalhador da STCP, afirmou que o serviço de transportes públicos está "péssimo". "Há menos autocarros a circular, esperamos mais tempo nas paragens e o preço do bilhete aumentou", realçou.

A gritar "são todos uns ladrões", Marília Sousa diz-se "cada vez mais descontente" com o que se passa na STCP porque o serviço "piora de dia para dia".

"Isto é uma vergonha, não se admite o que nos estão a fazer porque os transportes são do povo", adiantou. O concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da STCP e do Metro do Porto foi lançado a 08 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório