Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal pioneiro no tratamento de lesões da medula

A técnica utilizada na recuperação de um paraplégico, que voltou a andar, já é utilizada há mais de dez anos em Lisboa, no Hospital Egas Moniz, conta o Diário de Notícias. O hospital recorre ao transplante de células das mucosas olfativas para a recuperação de movimentos de pessoas paralisadas.

Portugal pioneiro no tratamento de lesões da medula
Notícias ao Minuto

18:27 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Darek Fidyka, um búlgaro que ficou paraplégico há quatro anos, voltou a andar devido a uma terapia que envolve o transplante de células da cavidade nasal para a espinal medula. A notícia foi avançada esta semana pela equipa internacional de médicos e cientistas responsáveis por Darek.

No entanto, a técnica usada pelos médicos do Hospital Universitário de Wroclaw e pelos cientistas londrinos já é utilizada em Portugal desde 2001, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, avança o Diário de Notícias.

O paciente búlgaro começou a ganhar músculo na coxa da perna esquerda três meses depois de começar o tratamento e passados seis meses já era capaz de dar os primeiros passos, apoiado por um fisioterapeuta e por muletas.

Agora, Darek Fidyka já consegue andar pelo próprio pé com apoio de um andarilho e já recuperou alguma função ao nível da bexiga, intestinos e função sexual.

A técnica utilizada para a sua recuperação é utilizada há mais de uma década, diz a mesma publicação, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, que recorre ao transplante de células das mucosas olfativas para a recuperação de movimentos de pessoas paralisadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório