Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Comerciantes do Bolhão terão mercado provisório enquanto decorrerem obras

A Câmara do Porto quer instalar os comerciantes do Bolhão num mercado provisório a criar "nas imediações" enquanto decorrerem as obras de requalificação do emblemático espaço comercial da cidade, foi hoje anunciado.

Comerciantes do Bolhão terão mercado provisório enquanto decorrerem obras
Notícias ao Minuto

16:32 - 23/10/14 por Lusa

País Mercado

"Temos o anteprojeto [da requalificação do Bolhão] praticamente pronto, mas temos que ter aqui um investimento que é um mercado temporário. Não queremos fazer as obras com os comerciantes lá dentro, queremos fazer um investimento num mercado temporário, [a instalar] nas proximidades e estamos a fechar negociações com uma entidade que nos pode facultar um espaço", afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira.

O autarca, que falava aos jornalistas a propósito da aprovação do orçamento camarário para 2015, justificou assim a inscrição "de cerca de 17 milhões de euros para o Programa Mercator e Programa Bolhão".

"Temos que chamar a isto 'Operação Bolhão'", disse, acrescentando que o "espaço temporário vai também ser uma oportunidade de expor o que se está a fazer no Bolhão e para que os comerciantes possam aproveitar para aperfeiçoar as suas técnicas de venda".

A criação do mercado provisório é "expectável para 2015", disse.

Moreira salientou que quando a Câmara pensa no restauro do Bolhão não está apenas a pensar "naquilo que está à vista", porque "o projeto terá que ir sempre para além de arranjar azulejos e retirar apêndices que lá estão".

"Há um conjunto de projetos que temos que lançar e têm custos", sustentou.

O autarca independente reafirmou o desejo de ter um mercado público, de frescos, e de candidatar o projeto a fundos comunitários, sendo que, das conversas que já teve com membros do Governo e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, o projeto "é candidatável".

Questionado sobre a venda da participação da autarquia no Mercado Abastecedor, prevista no orçamento, o autarca adiantou que o objetivo é manter a mesma lógica do seu antecessor, Rui Rio, tendo em conta que o espaço em causa "está estabilizado e já não precisa da participação" do município, podendo assim a verba ser direcionada para o Bolhão.

Rui Moreira salientou, no entanto, que se a autarquia conseguir, no âmbito da candidatura a fundos comunitários para a reabilitação do Bolhão, uma "comparticipação de 85%" já "não precisará de fazer esta alienação" do Mercado Abastecedor.

"Neste momento o Mercado Abastecedor é rentável, é um mercado em que têm sido feitos grandes investimentos, acredito que possa ser possível alienar esta possibilidade. Mas se conseguirmos 85% de comparticipação para o Bolhão, não precisaremos de fazer essa alienação, e meramente uma medida de precaução", "um recurso", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório