Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Hoje, temos um gargalo: não passa nada"

Apoiante da posição firme que o Governo português está a impor a Bruxelas face ao acordo europeu sobre energia e clima, o antigo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Pimenta, destaca que ?passaram 12 anos e a Península Ibérica é a jangada de pedra. Praticamente, está isolada?.

"Hoje, temos um gargalo: não passa nada"
Notícias ao Minuto

14:01 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Carlos Pimenta

Face à ameaça de bloqueio que Portugal está a fazer ao acordo europeu sobre energia e clima, que deve ser assinado esta quinta-feira, o ex-secretário de Estado do Ambiente, Carlos Pimenta, foi convidado a comentar esta posição na antena da Rádio Renascença.

Sem hesitar, Carlos Pimenta considera que a ameaça faz sentido, argumentando que “passaram 12 anos e a Península Ibérica é a jangada de pedra. Praticamente está isolada. Portugal tem recursos renováveis - sol, vento, água - muito abundantes. Portugal e Espanha têm condições de fornecer energia verde, energia limpa e barata à Europa e também têm condições de importar energia quando for necessária”.

Carlos Pimenta lamenta, no entanto, o bloqueio ao comércio de energia. “Hoje, temos um gargalo: não passa nada. Isso está a impedir o investimento em mais energias renováveis em Portugal, para que, criando aqui empregos, produzindo equipamentos aqui, possamos exportar e vender essa energia verde que podemos produzir em Portugal, para o resto da Europa”, defende.

“É essencial desbloquear esse gargalo”, reforça Carlos Pimenta sobre o facto de o Governo português não apoiar um acordo europeu que não inclua uma meta vinculativa para as chamadas interligações energéticas, ou seja, a possibilidade de exportar energia produzida no país para o restante território europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório