Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

País em 'alerta' com as informações secretas reveladas por Machete

As declarações de Rui Machete sobre o Estado Islâmico estão a deixar preocupados elementos do Governo e da segurança nacional, que temem que as revelações feitas, que deveriam ser sigilosas, possam pôr em causa a segurança do país, conta o Diário de Notícias.

País em 'alerta' com as informações secretas reveladas por Machete
Notícias ao Minuto

08:59 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

País ISIS

Sem informar os responsáveis do Governo competentes, Rui Machete, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, terá divulgado numa entrevista à Rádio Renascença dados secretos sobre o Estado Islâmico, que envolvem Portugal. O ministro afirmou, a título de exemplo, que existem portugueses nas fileiras do Estado Islâmico que queriam regressar a Portugal.

A atitude do ministro não terá sido bem aceite dentro do Governo nem junto de outros responsáveis, que consideram que o ministro poderá estar a pôr em causa a segurança do país.

Marcos Perestello, do PS, considera que as declarações de Machete “são irresponsáveis” e de “enorme gravidade”, enquanto as entidades envolvidas na prevenção e combate ao terrorismo revelaram-se surpresas não só com o conteúdo das informações, como com o facto de terem sido publicamente divulgadas.

O ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna considera que se tratou de um erro pois nestes casos “deve falar-se o menos possível e qualquer pormenor que se dê é um discurso errado”.

Já o investigador de Segurança Interna da Universidade Nova, António Marques Guedes, diz não ver mal algum no que foi dito e critica a “a regra do sigilo absoluto”.

Recorde-se que Portugal já anunciou que não vai participar militarmente na guerra contra o Estado Islâmico, embora apoie a coligação de 40 países que está disposta a fazê-lo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório